Seis dicas para otimizar o atendimento ao cliente em datas comemorativas, a partir da ferramenta de análise de dados da Magento

Seis dicas para otimizar o atendimento ao cliente em datas comemorativas, a partir da ferramenta de análise de dados da Magento

Pesquisas de benchmarking do Magento Business Intelligence revelaram que, durante os meses de férias, varejistas ganham entre 29% e 59% mais clientes. E esta porcentagem é ainda maior em segmentos relacionados às férias e aos feriados, como vestuário e eletrônicos.

O comerciante que deseja tornar estas compras sazonais em experiências contínuas vai precisar de uma sólida estratégia de atendimento ao cliente. É preciso enxergar soluções além do call center para filtrar as demandas, e a loja virtual deve ter estrutura para implementar as tendências de SAC.

Um bom começo é dar mais atenção aos dados de tráfego e compra dos consumidores do seu e-commerce. Por isso, sugerimos, abaixo, seis maneiras de aproveitar o histórico de dados obtidos via ferramentas de análise, como a Magento Business Intelligence, e melhorar o atendimento ao cliente de um e-commerce:

1 Use seu histórico de dados para determinar sua próxima estratégia

Revise seus dados da temporada de férias e feriados do último ano e verifique quais campanhas e promoções sazonais funcionaram melhor, quais tiveram o maior envolvimento e que tipos de produto renderam mais.
Estes dados podem ajudar o comerciante a saber onde e o que melhorar no site, e quais os elementos que mais agradam ao seu consumidor: se é a disponibilidade imediata do produto, datas de entrega mais precisas ou catálogos com sugestão de presentes, por exemplo.

2 Ofereça ofertas assertivas, com base nas necessidades do cliente

A análise do seu histórico de vendas permite que você compreenda o perfil de seus clientes, e, no momento de comunicar ofertas e promoções de datas sazonais, saberá o que costuma engajá-lo nessa época e que tipo de conteúdo e promoções ele prefere. Segmente e personalize campanhas com base em visitas passadas e ofereça guias de compras gratuitos, por exemplo.
Armazenar dados sobre as principais dúvidas que os consumidores têm ajuda a montar uma página de “Perguntas frequentes”, o que pode poupar tempo no atendimento ao consumidor e minimizar as preocupações dos compradores.

3 Esteja acessível ao consumidor em diferentes canais de atendimento

Ofereça múltiplos canais de suporte, como e-mail, fale conosco e redes sociais. A equipe responsável por atender ao cliente nestes meios de comunicação deve ter amplo conhecimento a respeito da política da empresa, e treinamento constante.
Durante períodos de férias ou feriados, o tráfego em lojas virtuais poder ser maior. Portanto, considere ter um chatbot. Esteja ciente de que a tecnologia utilizada ainda não está totalmente madura, então teste qual chatbot é o ideal para sua empresa.

4 Utilize os dados de compra para fazer vendas omnichannel

Muitas das vendas que ocorrem em lojas físicas são influenciadas pelo comportamento digital do cliente. Quem tem e-commerce e loja física pode explorar os diferentes canais de venda e fornecer as melhores opções de compra e entrega ao consumidor, principalmente em épocas de férias e feriados, em que as pessoas costumam ter pressa para comprar, podem ter limitações para receber mercadorias em determinados horários e locais ou estão muito ocupadas para ir a uma loja física.
Para implementar este tipo de venda integrada e customizada, o uso de dados, algoritmos e capacidades avançadas de previsão de comportamento devem ser considerados.
Já a integração da experiência digital com a física pode ser realizada por meio de promoções assertivas, campanhas de fidelização do cliente, e-mails que consideram o ciclo de vida do consumidor e notificações personalizadas via aplicativo, por exemplo.

5 Permita que o cliente possa avaliar a experiência de compra

Disponibilize ao cliente a possibilidade de avaliar o site, produto ou experiência de compra. Para facilitar a avaliação, vale incluir um sistema de classificação do e-commerce que utilize símbolos, como estrelas, por exemplo, para que os compradores se envolvam de forma ativa e prática com a sua marca.

6 Defina e divulgue a política de devolução de seu site

Ter uma política de devolução clara oferece aos clientes tranquilidade e evita frustrações. Isso é uma maneira simples de manter sua marca nas mentes dos consumidores de forma positiva. Se quiser estabelecer uma comunicação ainda mais atenciosa com seus clientes fiéis, é possível, após identificá-los pelas ferramentas de análise de dados.

Ter acesso a uma ferramenta assim, como a Magento Business Intelligence Essentials, é uma maneira prática de obter informações relevantes e, consequentemente, tomar decisões mais rápidas. Ainda tem dúvidas? Experimente a ferramenta do Magento por 14 dias de forma gratuita: https://goo.gl/Bh2asG

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