Como o aeroporto de Frankfurt, cliente da Magento, revolucionou a maneira de fazer compras durante viagens

Como o aeroporto de Frankfurt, cliente da Magento, revolucionou a maneira de fazer compras durante viagens

Ele não é apenas um local de partidas e desembarques: com mais de 300 lojas de varejo, o aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, é também um dos maiores centros de compra do país e um dos principais centros de viagens da Europa.

Por isso, a Fraport Airport Group, empresa que opera o aeroporto, decidiu explorar melhor o potencial de comércio do local, que em 2015 recebeu mais de 60 milhões de passageiros.

A meta inovadora

As melhorias implementadas deveriam causar uma revolução na forma de fazer compras em aeroporto, tornando possível conectar ao passageiro todos os pontos da viagem, do avião ao restaurante, por exemplo.

A missão era digitalizar o modelo comercial de varejo do aeroporto e construir funcionalidades novas, para oferecer aos viajantes informações personalizadas e serviços relevantes para eles no momento e no lugar certos. Isso poderia ser feito nas variadas etapas da viagem – antes de ela acontecer, durante o voo, na espera da troca de avião, após o desembarque ou na viagem de regresso, por exemplo – e deveria contemplar o app, o site, o programa de fidelidade do aeroporto, a logística, o gerenciamento de produtos e de clientes e os sistemas de tecnologia utilizados pelas lojas.

A inteligência de negócios e a personalização dos dados que a Fraport tinha serviriam como base para o cruzamento dados e, assim, para poder fornecer serviços assertivos aos passageiros.

Essa experiência de consumo, que permite ao cliente utilizar diversos canais para obter informações de produtos e serviços ou realizar uma compra, sem haver diferença entre a compra física e virtual, é chamada de omnichannel e foi uma das prioridades comerciais desenvolvidas para o aeroporto de Frankfurt.

As soluções tecnológicas

Para implementar a ousada visão de omnichannel, a Fraport precisava de uma vitrine virtual que integrasse os sistemas de centenas de lojas, restaurantes, mercearias e empresas de logística para apresentar uma experiência unificada aos viajantes.

Cada empresa do aeroporto possuía seus próprios sistemas de TI e maneiras de carregar produtos no site, e era preciso que eles fizessem parte de uma solução comum a todos, mas que contemplasse as diferentes necessidades.

Para conectar suas lojas de varejo, a Fraport optou pela flexibilidade da plataforma de e-commerce Magento Enterprise, combinada com a solução tecnológica da Magento Commerce Order Management, em um trabalho desenvolvido pela AOE, uma Enterprise Partner da Magento com sede na Alemanha.

Para desenvolver o projeto, foi adotada um método de trabalho por etapas, para que todos os varejistas do aeroporto fossem representados na nova plataforma.

A AOE integrou mais de 30 componentes de software diferentes por meio de dois centros de dados e vários sistema de redundância failover. Implementou também sistemas adicionais, incluindo um portal de varejo onde os comerciantes podem gerenciar de forma prática suas marcas e as experiências dos clientes.

O resultado prático

O Aeroporto de Frankfurt agora beneficia os consumidores que por lá passam com uma experiência de varejo omnichannel bastante conveniente e uma variedade de opções úteis para planejar viagens e também durante a própria viagem, com opção de compras e acesso aos serviços do local.

Viajantes podem escolher produtos enquanto estiverem no avião ou a caminho do aeroporto, por exemplo, e retirar na loja física do local, bem como enviar ou pedir para que os produtos sejam entregues em pontos de referência dentro do aeroporto – em 45 minutos – ou fora dele.

Noventa dias antes do voo, o viajante pode encomendar mercadorias, para garantir que estarão disponíveis no dia da viagem, sem nenhum compromisso: o pagamento dos itens reservados pode ser feito na loja, no dia da retirada. Algumas marcas permitem que reservas sejam feitas mesmo sem bilhete de embarque. Além disso, a plataforma disponibiliza acesso a serviços também no modo off-line.

Hoje, cada um dos milhões de viajantes que passam pelo aeroporto de Frankfurt tem a capacidade de tornar-se um cliente, mesmo que ainda esteja em trânsito.

O projeto ganhou o prêmio Best Omnichanel Experience na conferência Imagine 2016, evento realizado pela Magento em Las Vegas.

E se o resultado deste trabalho pudesse ser visto agora, que tal? O vídeo abaixo mostra exemplos de como a modernização do sistema de compras do aeroporto de Frankfurt beneficia os passageiros no dia a dia. Clique e confira!

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