A Copa do Mundo finalmente chegou! Todos os lugares estão tomados por futebol e pelas cores verde e amarelo. E nós aqui da WEBJUMP, que trabalhamos com Marketing Digital, também não conseguimos pensar em outra coisa. Em uma de nossas conversas, pensamos: por que não criar uma Copa do Mundo em que os resultados seriam decididos pelas ferramentas de Marketing Digital que usamos no dia a dia?

Assim surgiu o Mundial WEBJUMP, um campeonato fictício e curioso, criado por nossos especialistas em Marketing Digital, que tem por objetivo eleger como campeão um dos países participantes da Copa do Mundo.

O campeonato considera aspectos de SEO (Search Engine Optimization) e AdWords (Links Patrocinados do Google), no qual, os resultados de quatro quesitos em confrontos diretos entre as seleções define o vencedor de cada confronto.

Os quesitos são selecionados para a disputa são: Concorrência (Total de Resultados do Google), que aponta o número aproximado de resultados que aparece quando você realiza uma busca, Volume de Pesquisa por Palavra-Chave, Valor da Keyword (Lance Sugerido da Palavra-Chave) da ferramenta do Google Keyword Planner (ferramenta do Google AdWords que apresenta dados sobre cada palavra-chave), e Tendência do Google Trends (1ª semana de Junho 2014), ferramenta que mostra dados sobre a frequência de buscas de palavras-chave, determinam qual é a melhor seleção.

Preparativos do Mundial WEBJUMP

Para a escolha das palavras-chave, utilizamos a sugestão do Google Trends que apontou resultados específicos para as seleções de cada país. Essa sugestão de palavra-chave foi utilizada para obter os números dos outros quesitos.

Em alguns casos para o Valor da Keyword (Lance Sugerido da Palavra-Chave), o Google Keyword Planner não apontou resultados, então classificamos como valor nulo, ou seja, a seleção em questão automaticamente já perdeu esse quesito.

Regras do Jogo

A disputa nos quesitos considerados favorece à seleção que apresentar o maior valor, com exceção do Valor da Keyword, que favorece o menor valor, já que no Google AdWords, quanto menor o valor da palavra-chave, mais volume você pode atrair para o seu site.

Cada vitória em um quesito é igual a um gol. As regras de classificação para a próxima fase são iguai às da Copa do Mundo. Se duas equipes terminarem com empate em todos os quesitos, o desempate é realizado com o Valor da Keyword, vencendo o que apresentar o menor valor.

Os jogos são realizados individualmente, sendo que os dois países com mais pontos no grupo passam para próxima fase, que você também poderá conferir os resultados aqui no blog da WEBJUMP!

Agora que você já sabe as regras, vamos aos resultados da primeira fase da Mundial WEBJUMP!

Grupo A

O grupo A é um dos mais equilibrados, com Brasil, a seleção anfitriã, a respeitada Croácia, a força latina México e os leões indomáveis, Camarões.

Na primeira rodada, o Brasil superou o nervosismo da estreia e do alto Valor da Keyword, e conseguiu um bom 3×1 contra a Croácia. No outro jogo, o México contou com a velocidade e altos resultados no Google para aplicar uma sonora goleada nos leões não tão mais indomáveis de Camarões.

A segunda rodada chamou a atenção com o embate entre as duas seleções que venceram e convenceram na estreia. Brasil e México fizeram o jogo para definir o primeiro classificado para a próxima fase e mais uma vez deu a equipe de Felipão. Camarões e Croácia se complicaram no grupo com um empate de 2×2, jogo que contou com a superação europeia quando buscou a igualdade no placar, graças ao Volume de Pesquisa e Tendências do Google Trends.

Ainda com chances de classificação, a Croácia tentou roubar a vaga de seu rival na terceira rodada, mas o México contou com ajuda de seu baixo Valor da Keyword e logo de cara fez 2×0. Novamente, a Croácia foi buscar o resultado, mas nada além disso, sendo obrigada a voltar para a casa antes do esperado. Em clima de festa, o Brasil entrou em campo para enfrentar o praticamente eliminado Camarões. Em um primeiro tempo travado e com o placar de 1×1, Felipão colocou suas estrelas e o Volume de Pesquisas no Google na segunda etapa para selar a classificação e o 100% de aproveitamento do grupo A.

Grupo B

O grupo B trouxe o curioso fato: a presença dos últimos dois finalistas da Copa 2010, Espanha e Holanda, contando também com a presença do ofensivo Chile e da fraca Austrália.

Um dos jogos mais esperados da Copa abriu a primeira rodada do Grupo B. Em jogo equilibradíssimo, espanhóis e holandeses ficaram no 2×2. Resultado bom para a surpreendente Austrália, que mesmo não tendo um Valor da Keyword, superou o Chile com um 3×2 decidido aos 46 minutos pelo valor das Tendências do Google.

A alegria dos socceroos durou pouco. A Holanda aproveitou a empolgação e correria australiana para aplicar um fácil 3×1, com direito a gritos de olé e bons passes graças à superioridade na Concorrência, Volume de Pesquisa e Tendência. Já a força ofensiva chilena se repetiu no duelo contra os atuais campeões mundiais em um dos melhores jogos do torneio. Mesmo com seu baixo Valor da Keyword, o empate só foi conquistado nos acréscimos graças ao seu alto valor na Tendência.

A Espanha não apresentou os resultados esperados. Pelo menos até o último jogo contra a não mais tão animada Austrália. Jogo fácil, com a posse de bola sendo a palavra-chave para uma fácil vitória por 3×1. Em busca do primeiro lugar do grupo, a Holanda foi pra cima e aprontou diante da fraca defesa chilena. Mais um 3×1, placar que já está se tornando uma tendência para os holandeses.

Grupo C

O grupo C não chamou muita atenção com suas seleções. A favorita à liderança Colômbia tinha pela frente a Grécia, a resistência da Costa do Marfim e a velocidade do Japão.

E os colombianos não tremeram na estreia e transformaram a sólida Concorrência grega em verdadeiras ruínas com um sonoro 4×1. O segundo jogo era decisivo para quem quisesse passar em segundo lugar, caso a tendência da Colômbia ser líder não ficasse apenas nos números. E o Japão contou com forte Volume de Buscas e aplicou uma bela vitória por 3×1 diante dos marfinenses.

Enfraquecida pelo jogo contra o Japão, a Costa do Marfim apresentou muito nervosismo e sentiu seu baixo valor na Concorrência (Total de Resultados de Buscas). A Colômbia que não tinha nada haver com isso, jogou muito de novo e selou sua classificação com um belo 3×1, premiada com um alto valor de posse de bola. Na outra disputa, o Japão passou fácil pela Grécia, com um novo placar de 3×1.

Já classificados, Japão e Colômbia fizeram um jogo de compadres, concluído em um 2×2. Pelo critério de desempate da WEBJUMP quem ficou em primeiro foi a Colômbia por ter um Valor da Keyword mais baixo. Já o jogo de despedida dos gregos e marfinenses acabou com um 3×1 a favor da equipe europeia.

Grupo D

O grupo da morte! Assim ficou conhecido o grupo D que contou com a presença de três campeões mundiais. Uruguai, atual campeão da América, tinha pela frente o jovem selecionado da Inglaterra e a sempre desacreditada, porém eternamente perigosa, Itália. Quem teve azar foi a fraca seleção da Costa Rica, que encontraria dificuldade para superar sua melhor campanha, quando em sua estreia em 1990 chegou às oitavas-de-final.

No primeiro jogo, o Uruguai mostrou força em busca de um novo maracanazo e não tomou conhecimento da seleção da Costa Rica. Resultado: celeste olímpica 4×0. Em outro jogo da primeira fase, Itália e Inglaterra mediram forças em busca de grande resultado em suas estreias. A disputa terminou com um empate 2×2, graças a Tendência do Google Trends que nos últimos 5 minutos permitiu a seleção tarantela de empatar o jogo.

Não se sabe o que aconteceu com o Uruguai na segunda rodada do grupo D. Com um show de velocidade nas buscas por oportunidades por parte da Inglaterra, a partida acabou 3×1 para a seleção da rainha. Em jogo mais fácil, a Itália acabou com todas as chances de classificação da Costa Rica, aplicando um sonoro 4×0.

A terceira e decisiva rodada começou com mais uma goleada sofrida pela Costa Rica por 4×0, sendo a Inglaterra a vencedora e classificada para a próxima fase. Para a sorte dos supersticiosos torcedores brasileiros, o caminho do tri uruguaio acabou diante da sólida Concorrência (Total de Resultados) italiana, terminando com uma fácil vitória italiana por 3×1.

Grupo E

O grupo E era mais um dos conhecidos grupos sem complicações para os favoritos. A cabeça-de-chave, Suíça, teria pela frente o rei da altitude, Equador, a campeão de 98, França e a fraca Honduras.

A estreia do grupo ficou com a disputa entre Suíça e Equador. Em um jogo marcado por duas anulações de Valor da Keyword, a Suíça venceu por 3×0. No outro jogo, a França não encontrou dificuldades para vencer Honduras por 3×1.

A segunda rodada tinha o confronto dos dois vitoriosos da primeira rodada. Suíça e França se enfrentaram em um confronto que poderia definir um dos primeiros classificados para a próxima fase. Os Les Bleus foram melhores e abriram 3×0 no placar. No final, a Suíça ainda conseguiu descontar com seu grande desempenho na Tendência do Google Trends, mas teria que disputar a vaga com Honduras, que realizou uma das zebras do campeonato ao vencer a seleção equatoriana pelo surpreendente placar de 4×1.

Em confronto direto por uma vaga para as oitavas-de-final, Suíça e Honduras fizeram um dos melhores jogos da primeira fase. Os europeus mostraram mais tranquilidade e venceram por 3×1, alcançando às oitavas pela 5ª vez em 10 participações. A já classificada França escalou força máxima em todas as ferramentas de Marketing Digital contra o eliminado Equador e não tomou conhecimento da seleção latina aplicando um elástico placar de 4×0.

Grupo F

O grupo F chamou a atenção por se tratar do grupo da Argentina. Nossos hermanos teriam pela frente a estreante Bósnia Herzegovina, Irã e a campeão olímpica de 96, Nigéria.

A estreia da Bósnia entrou para a história pelo seu fator negativo. A Argentina mostrou toda a sua força e apresentou dados de resultados das ferramentas de marketing online com valores muito altos para fechar o placar em 4×0. No outro jogo o Irã surpreendeu e contou com o valor das Tendências do Google Trends para vencer por 4×0 somando três pontos e encaminhando sua classificação para a próxima fase.

Mas o Irã teria vida dura na segunda rodada. A Argentina manteve os altos valores das ferramentas de análise de marketing virtual da primeira disputa e venceu por 3×1. A Nigéria buscava apagar a imagem negativa do primeiro jogo e conseguiu. Contra uma Bósnia fraca nos valores totais, os nigerianos venceram fácil por 4×0.

Jogando contra tudo, a Nigéria encarou a classificada Argentina. Mas novamente, os argentinos não tomaram conhecimento de seu adversário e venceram por 3×1. O outro jogo trouxe a classificação inédita do Irã para as finais. Muito se falou da Bósnia, mas a realidade foi outra. Perderam novamente por 4×0 e saíram do campeonato sem marcar um único gol. Um resultado negativo que irá ilustrar todos os resultados de buscas sobre a história da Bósnia em Copas.

Grupo G

O considerado segundo grupo da morte, trouxe como cabeça-de-chave a favorita Alemanha, a seleção do melhor jogador do mundo, Portugal, as estrelas negras, Gana, e o já carimbados em Copas, Estados Unidos.

No primeiro jogo, muito se esperava de Portugal, ainda mais com seu alto valor de Concorrência no Google, porém a derrota por 4×0 para Alemanha, mostrou suas fraquezas. No outro jogo, Gana e Estados Unidos fizeram uma disputa muito acirrada, decidida nos restantes finais da partida. Resultado: 2×2.

A favorita Alemanha não encontrou dificuldades no duelo contra Gana. O placar de 3×1 foi mais do que suficiente para garantir a seleção alemã na próxima fase. No outro embate da rodada, Portugal poderia provar seus valores, porém não esperava ser surpreendido pela alta Tendência norte-americana do Google Trends. Resultado final: 3×1.

Gana foi para a última rodada ainda com chances de classificação, mas o sonho se tornou piada de português. A seleção portuguesa venceu por 3×1, terminando uma Copa decepcionante, mas com a cabeça erguida. No jogo dos classificados, a Alemanha sobrou em campo contra os norte-americanos, aplicando um 4×0.

Grupo H

O grupo H era um dos mais sem graça de toda a Copa, já que não havia a presença de campeões mundiais. A Bélgica, cabeça-de-chave, teria pela frente Argélia, Rússia e Coreia do Sul.

E a tão falada nova geração dos Diables Rouges mostrou serviço e venceu seu primeiro jogo contra a Argélia por 3×1. No outro confronto, a Rússia, sede da próxima Copa, fez um excelente resultado vencendo a Coreia por 3×1, mostrando que sua pesquisa sobre os rivais realmente poderia trazer resultados positivos.

A segunda rodada foi marcada com o duelo pela liderança. Bélgica e Rússia fizeram um duelo europeu para garantir a primeira seleção do grupo a estar classificada. Os belgas fizeram valer sua superioridade nos números gerados pelas ferramentas de marketing virtual para fechar o placar em 4×0. No outro jogo, a Coreia do Sul deu adeus à Copa sofrendo uma goleada por 4×1 da surpreendente Argélia.

Desanimada com a goleada sofrida na segunda rodada, a Rússia não encontrou forças em seu valor de Concorrência e tomou mais uma goleada. Agora, um memorável 4×1 para a Argélia. O resultado fez as Raposas do Deserto passarem de fase pela primeira vez. O último jogo foi mais um passeio belga em terras tupiniquim. Sonoro 4×0 diante da Coreia do Sul e classificação garantida com pinta de favorita nas próximas fases.

E aí, gostou do Mundial WEBJUMP? Então, fique ligado no blog da WEBJUMP que no próximo post iremos divulgar os resultados das próximas fases!