Google Panda 4.0 nova atualização do Google

Google Panda 4.0 nova atualização do Google

Google Panda 4.0 é a nova atualização do algoritimo do Google e foi anunciada através de um tweet de Matt Cutts. Antes de analisá-la e apontar quais são as mudanças que ela deve trazer para o mundo SEO, vamos relembrar o que é o Google Panda.

Google Panda

O Google Panda é uma alteração no algoritimo do Google lançada em Fevereiro de 2011, que busca reduzir o posicionamento orgânico para sites e blogs com conteúdo de baixa qualidade ou nulo, focando em levar o melhor tipo de conteúdo para os usuários.

Google Panda 4.0

Matt Cutts agitou o mundo SEO com o seu anúncio, e as dúvidas de como essa alteração funciona, imediatamente começaram a surgir. Infelizmente, o próprio Matt Cutts falou que não pode revelar os segredos e critérios de classificação utilizados nessa atualização.

Entretanto, logo foi visto a queda de ranqueamento de gigantes do mercado virtual, como por exemplo o eBay. A queda de posicionamento de sites desse tipo pode ser explicada, devido o fato deles não focarem em conteúdo, sendo o objetivo deles apenas exibir produtos.

Podemos perceber assim que o algoritmo está mais inteligente e exigente no quesito conteúdo (principal objetivo da atualização original), além de alterar a forma de direcionar os resultados. Resumindo: o Google deseja e vai oferecer o melhor conteúdo (ou o que ele considera melhor) e experiência para os usuários.

Como encarar o Google Panda 4.0

Apesar de ainda recente, a atualização do Google Panda já nos ajuda a ter ideia de como trabalhar para obter melhores resultados orgânicos.

Por mais óbvia que seja, a solução é apenas uma: criar conteúdo original e de qualidade que busque enriquecer a experiência do usuário. Use e abuse de textos originais, imagens, infográficos, vídeos, apresentações e outros tipos de mídia que envolvam o usuário em seu site e que levem a informação até ele. Uma boa dica é pesquisar conteúdo semelhantes ao que você irá criar e levantar oportunidades e diferenciais para serem utilizados no processo de criação de seu conteúdo original. Vale lembrar que é muito importante fugir de conteúdo duplicado, por isso, sempre verifique seu site e evite que outros sites e blogs apenas copiem seu conteúdo.

Seguindo essas dicas, além de seu site estar preparado para o Google Panda 4.0, lembre-se que conteúdos de qualidade podem tornar seu site ou blog em uma referência, podendo atrair um bom número de backlinks e assim a conquista de melhores resultados no Google.

Fique ligado no blog da WEBJUMP, pois na próxima semana irei comentar uma outra nova atualização de nosso amigo Google, o Payday Loan 2.0. Até mais!

Envie um Comentário

YOUR CAPTCHA HERE