A cada dia que passa, o Google disponibiliza ferramentas e itens que facilitam a vida do usuário que o utiliza como mecanismo de busca. Entre suas inúmeras novidades, temos o Google Translate, filmografia de diretores e atores, resultados de equipes esportivas e muitos outros, sendo um deles, a Google Search Box.

O que é a Google Search Box

A Google Search Box, liberada para todos os sites no final de 2014, é um dos itens que mais tem aparecido nos resultados de buscas. Ela é um caixa de busca, na própria página do Google, que permite procurar conteúdo interno de um determinado site. Com ela implementada em um site, o aumento de acessos e buscas é praticamente garantido.

Como implementar a Google Search Box

Para realizar a implementação da Google Search Box, existem duas maneiras diferentes. Uma delas via JSON e a outra por MICRODATA.

Para cada uma, basta inserir o código no local que você preferir, entretanto, o ideal é colocá-lo no <header>, logo após os <metas>.

Abaixo, temos os dois códigos para você inserir a Google Search Box em seu site:

Teste a sua Google Search Box

Para verificar se a sua implementação foi correta, o próprio Google disponibilza uma ferramenta de testes, a Structured Data Testing Tool. Nela, insira a sua URL e valide.

Vale lembrar que apenas essa implementação não garante a presença da Search Box nos resultados do Google, já que a própria empresa afirma que o seu algoritimo realiza validações de diversos fatores, como quantidade de buscas pela marca, número de variações de consultas, conteúdo presente no site, entre outros.

Em resumo, basta o seu site ter uma boa otimização SEO que as chances da Search Box aparecer nos resultados de buscas serão muito maiores. E, se você já realizou sua implementação, não deixe de comentar sobre a sua experiência. Até mais!