Veja algumas dicas de como criar o seu e-commerce

Como qualquer tipo de negócio, não existe uma fórmula mágica para saber como montar uma loja virtual de sucesso. No entanto, quando se fala de e-commerce, alguns conselhos, métodos e etapas podem ser aproveitados para que, pelo menos, você não perca tempo e gaste dinheiro com algo que muitos já tentaram e não deu certo.

Separamos algumas dicas para que você não erre quando montar uma loja virtual:

1.

Defina o tipo de produto ou serviço que irá vender na internet, e estude sobre o segmento, pesquise concorrentes e procure o máximo de informações e números a respeito do ramo de atividade. Muitos empreendedores virtuais começam uma loja virtual com uma ótima ideia só não conhecem direito o segmento no qual pretende atuar;

2.

Converse com funcionários e pessoas que já tem uma loja virtual, preferencialmente no mesmo segmento do seu interesse e procure aprender o máximo possível com eles. Essas pessoas podem dar dicas valiosas sobre e-commerce e seus caminhos para o sucesso;

3.

Tente elaborar um plano comercial respondendo perguntas simples como: Vou ter funcionários? Quantos?; Qual a melhor estratégia que devo adotar para conquistar espaço em um mercado tão competitivo quanto o do e-commerce?; O segmento que pretendo empreender está de acordo com minha personalidade?

4.

Abra uma empresa formal. Apesar de virtual, os procedimentos para que se tenha uma loja virtual são bem parecidas com os necessários à uma loja física. Converse com um contador e informe-se sobre os impostos e os documentos necessários para abrir e formalizar sua empresa;

5.

Busque parcerias com distribuidores sérios e comprometidos com prazos e preços, pois desta maneira você precisará ter um grande volume de estoque e poderá trabalhar com o estoque o distribuidor, reduzindo consideravelmente a necessidade de investimento inicial e, consequentemente, o risco;

6.

Escolha e registre um domínio. Domínio é o nome ou endereço da sua loja virtual ex:www.minhalojanaweb.com.br pesquise se o nome que pretende dar a sua loja já não está registrado. Para isso utilize os sites: www.registro.br para pesquisa de domínios nacionais ou www.register.com para domínios internacionais;

7.

Pesquise por agências sérias, comprometidas com a qualidade dos projetos que produz e que não cobre taxas atreladas as vendas ou ao número de acessos ao site, nem mensalidades. Você não precisa ser obrigado a ter um sócio! Procure uma agência que já desenvolveu várias lojas virtuais,lhe de suporte e seja parceira, que lhe conceda os códigos de programação ao término do projeto e, somente se entender necessário, lhe ofereça um plano de manutenção. Lembre-se: a loja virtual é sua e não de terceiros! 8 – Divulgue sua empresa e a sua loja virtual! Crie campanhas criativas nas redes sociais, utilize os buscadores de preços, as palavras-chave de sites de pesquisas, etc.