Grandes, pequenas, coloridas, monocromáticas, de papel, de plástico, de papelão, o que não faltam são opções de embalagens para e-commerce. Apesar de toda a variedade, inclusive de preços, é importante tomar o devido cuidado para que o consumidor não julgue a qualidade do seu produto pela embalagem que o acondiciona.

Em um mercado extremamente competitivo e com margens de lucro cada vez menores, a embalagem pode ser o grande diferencial para os seus produtos tornarem-se mais atrativos. Uma pesquisa feita pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) mostrou que, para o consumidor final, produto e embalagem são a mesma coisa, ou seja, não há dissociação.

Para que se faça um paralelo, basta pensar em perfumes. A maior qualidade está no líquido dentro do vidro, mas é inegável que os detalhes da embalagem é o que diferencia um produto de outro. Mesmo que um perfume (líquido) seja mais agradável ao olfato é a sofisticação da embalagem que o tornará único.

Além de beleza e sofisticação é importante salientar que as embalagens precisam ser funcionais, ou seja, precisam servir ao propósito maior que é a entrega do produto intacto. Para isso existem embalagens com proteção reforçada interna, o famoso “plástico bolha”, papelão ondulado, isopor em flocos, dentre outros, que podem aliar design e proteção.

Portanto, independente do produto que vende ou pretenda vender através de loja virtual, lembre-se que seu principal cartão de visitas e, provavelmente o único contato físico que seu consumidor terá com sua loja é a embalagem que ele recebe.