E-commerce é um termo em inglês (electronic commerce, comércio eletrônico) para designar toda transação comercial através de meios eletrônicos. Estão inclusos neste segmento, sites de compras coletivas, sites deleilões, marketplaces, etc.

O e-commerce pode ser utilizado para que uma determinada empresa faça a venda de seus produtos ou serviços diretamente ao consumidor final (B2C ou Businnes to Consumer). Efetue negócios entre empresas (B2B ou Business to Business) ou, ainda, que atendam ambos os públicos.

Existem diversos benefícios no e-commerce, dentre eles, podemos destacar a redução de custos, a agilidade no processo de recebimento de pedidos, a possibilidade de vendas 24 horas por dia, atingir todos os usuários de internet, não importando sua localização e a grande comodidade gerada ao cliente final que poderá comprar seus produtos ou serviços do conforto de sua casa.

Muito comum no segmento de e-commerce é o chamado “carrinho de compras”. O carrinho de compras utilizado no e-commerce tem o mesmo conceito e funcionalidade dos que utilizamos diariamente em nossas compras nos supermercados, ou seja, serve para armazenar os produtos que interessou durante a navegação pelo site. Ao final de sua navegação, antes de finalizar a compra, ou usando a analogia do supermercado, antes de passar no caixa, existe sempre a possibilidade de verificar a quantidade e os itens que estão no carrinho e caso necessite pode-se excluir um ou mais itens, bem como adicionar novos.