No Meet Magento Brasil 2017, que aconteceu dia 31 de outubro, em São Paulo, três funcionários da Ambev subiram ao palco Enterprise para realizar a palestra “B2B E-commerce – Business & IT perspectives”.

Renato Leal, Lucas Oliveira Marujo e Rafael Luiz Mota de Oliveira falaram sobre muitos temas relevantes ao mercado B2B, como negócios, relacionamento com cliente, infraestrutura e solução, marketing digital e tecnologia.

Com clientes de todos os estilos – das adegas aos botecos, de mercado de bairro aos grandes atacados – e classes sociais, a Ambev consegue manter a excelência operacional e de gestão que possui também no relacionamento digital.

Desafios no mercado digital

Um dos pontos que a empresa levou em consideração na hora de planejar seu e-commerce foi o fato de que os pontos de venda que eles atendem não necessariamente estão familiarizados com o mundo digital. Quase 40% do volume de vendas desse mercado é negociado com dinheiro, segundo os palestrantes.

Para lidar com tantos perfis de consumidor B2B no relacionamento digital, foi preciso levar em consideração suas necessidades nesse canal, além de contar com o apoio de representantes de venda e de uma logística de distribuição gigantesca.

A possibilidade de customizar o e-commerce, ter segurança contra ataques e a ausência de mensalidade foram alguns dos motivos que levaram a Ambev a optar pela Magento como plataforma de comércio digital.

Quer saber como começou a estratégia B2B da Ambev? Confira no vídeo abaixo, que tem a palestra na íntegra, cheia de dicas de estratégias para B2B.