Já está no ar o e-commerce da Obramax, primeira marca de atacado e varejo – “atacarejo”, como a empresa nominou – de materiais de construção do Brasil. A loja é do grupo francês Adeo, conhecido por comandar a rede de comércio de materiais de construção Leroy Merlin.

O site foi desenvolvido pela WEBJUMP, na versão 2 da plataforma Magento, e tem três canais de vendas diferentes na mesma instalação: e-commerce, venda assistida e televenda. A proposta inovadora atende aos desejos da Obramax de ter um comércio omnichannel.

Confira alguns detalhes do projeto!

Vendas assistidas

As vendas assistidas, que ocorrem na loja física, em São Paulo, permitem que o vendedor crie uma conta virtual para o cliente e ajude-o a pesquisar os produtos que ele deseja. Por meio de smartphones com scanner de código de barras, os atendentes criam cotação digital de produtos, na plataforma Magento.

Feitas as escolhas, é gerado o número de ordem de pedido para que o cliente pague a compra diretamente no caixa. Ele também pode obter mais produtos nos corredores da loja. Quando o atendente de caixa digitar o número do pedido, ele verá as informações salvas na Magento, e o pedido é mantido até que seja feita a confirmação de pagamento, que é enviada automaticamente para a plataforma.

Para otimizar o atendimento ao cliente e manter o comportamento de omnichannel, vendedores têm login personalizado na exibição da loja no modo “vendas assistidas”. Eles podem ver, entre outras informações, a margem de negociação dos valores dos produtos. E podem usar o módulo “logar como cliente”, que serve, por exemplo, para negociar com o comprador, como no caso de ele adquirir produtos em grandes quantidades.

Para tornar possível essas funcionalidades sem que o vendedor precise fazer login na área back-end do site, a WEBJUMP trouxe o login de administrador e a pesquisa de cliente para a região front-end da loja virtual, que funciona na exibição “Front-end on Assisted Sales”.

E-commerce

É muito comum, no ramo de construção brasileiro, que funcionários de lojistas do segmento, donos de uma construção ou trabalhadores envolvidos em uma obra solicitem uma linha de crédito nas lojas, para que eles possam ter matéria-prima para iniciar a construção sem precisar pagar tudo na hora.

A Obramax levou isso em consideração e fornece crédito ao cliente, após uma análise. Esse valor fica disponível para o comprador também para transações realizadas no e-commerce.

E se você é o proprietário de uma obra, mas quem irá escolher os produtos são seus funcionários especializados (arquiteto, encanador e pedreiro, por exemplo), é possível vincular a sua obra ao cadastro eletrônico destes profissionais, para que eles possam ter acesso ao seu crédito na hora de comprar as mercadorias. É a chamada triangulação, que mantém a obra, o proprietário e o comprador interligados.

E quando o assunto é reforma ou construção, cotações muitas vezes são necessárias, para que os valores não ultrapassem a verba. Na Obramax, é bem simples fazer isso: a WEBJUMP customizou um dos recursos nativos da Magento, a lista de desejos, para que elas funcionem também como um sistema de orçamento.

Os profissionais do ramo de construção cadastrados na loja virtual podem usar esse recurso para enviar orçamentos a seus clientes donos de obras, por exemplo. É só criar uma lista de desejos, com os produtos necessários para cada trabalho, e enviar a wishlist aos respectivos clientes. É possível compartilhar pelo aplicativo WhatsApp, por e-mail ou, mesmo, imprimir a lista, que vem com os valores dos produtos. Quem receber a wishlist pode clicar nos produtos para comprá-lo diretamente.

Televenda

Por ser um projeto omnichannel, muitas das funcionalidades da loja são comuns a todos os canais de compra. Por isso, a venda feita pelo telefone, via central de atendimento, mescla os recursos da loja virtual e da venda assistida. Métodos de pagamento e opções de entrega, por exemplo, são iguais ao do e-commerce. Já as funcionalidades de negociação e descontos seguem os métodos da venda assistida.

Ao ligar para a televenda da Obramax, o cliente será orientado pela equipe de central de atendimento, que poderá fazer login como se fosse o cliente e, assim, selecionar os produtos que o consumidor desejar comprar, pôr no carrinho e finalizar a compra. O cliente recebe um e-mail de confirmação e, como a transação é feita pelo login dele, pode ter acesso aos detalhes da compra.

Além dos recursos nativos da Magento que foram explorados nessa iniciativa feita para a Obramax, a flexibilidade e riqueza de funções e customizações da plataforma permitiram que o projeto fosse construído de forma omnichannel e atendesse às principais necessidades de compras de matéria-prima do segmento de construção.