Uma em cada sete pessoas na Terra usa o WhatsApp todo mês para se comunicar, segundo a própria empresa divulgou em 2016. Se considerarmos que o Brasil é um dos países com mais usuários no aplicativo, concluímos que o mercado para realizar WhatsApp marketing é extremamente amplo por aqui.

Por ser um meio de comunicação imediato, fácil e econômico, o aplicativo pode ser uma excelente maneira de manter contato com o consumidor, tirar dúvidas e obter feedbacks. No entanto, como a troca de mensagens instantâneas é um hábito muito pessoal, o ideal é que as conversam sejam iniciadas pelo cliente – e incentivadas pela empresa –, na maioria das vezes.

Isso não significa que lojistas virtuais não possam usar o WhatsApp para manter seus clientes informados sobre novidades de produtos e serviços. Basta planejar muito bem em quais situações será feito o WhatsApp marketing, para não sobrecarregar o consumidor e causar a sensação de SPAM, principalmente se isso for feito de forma constante e “agressiva”.

Dicas para usar o WhatsApp como ferramenta de marketing on-line

Número comercial
Ter um número específico para atender o cliente via WhatsApp demonstra que a empresa está antenada às tendências do mercado. O aplicativo não deve substituir outros canais de comunicação e o número pode ser divulgado em todos os veículos da empresa ou até mesmo na embalagem dos produtos.

Horário de atendimento
O status do WhatsApp não possibilita publicar uma informação de forma permanente, então use os demais canais de comunicação da empresa para informar o horário de atendimento feito por meio do aplicativo. Cumprir esse horário e sempre manter o celular carregado e com acesso à internet durante o período é imprescindível.

Linguagem clara
Ter um responsável por responder às mensagens em tempo real, que tenha ótimos conhecimentos de Português, é essencial para dar credibilidade e evitar falhas na comunicação. Mesmo que a empresa prefira usar uma linguagem informal, clareza gramatical, pontuação e acentuação devem ser respeitadas.

Cordialidade
Embora trocar mensagens por escrito possa dar um tom informal à conversa, o responsável por responder aos contatos via WhatsApp e sanar as dúvidas dos clientes deve ter consciência que está representando o e-commerce e que um atendimento cativante, mesmo que por escrito, pode induzir à compra.

Contatos são sigilosos
Mesmo que a loja virtual seja de um segmento muito específico e com clientes engajados, criar grupos para gerar interação entre eles é algo que só deve ser feito com a autorização de todos, pois em grupos de WhatsApp os telefones dos participantes ficam expostos.