Para falarmos dos Widgets e Plugins de WordPress, cabe uma pequena explicação sobre a diferença entre eles.

Plugins de WordPress

Plugins são extensões, ferramentas e funcionalidades desenvolvidas para integrarem uma função principal e que servem desde para a correção de pequenas falhas (bugs) até para complementar uma função pré-existente. O maior exemplo é o canivete suíço: Ele surgiu como um canivete comum, com apenas uma pequena lâmina afiada que, por ser portátil, poderia ser carregado no bolso. Com o passar dos anos, novas funcionalidades foram adicionadas ao canivete como abridor de garrafas, saca rolha, lixa, etc. Tais funcionalidades agregam valor ao canivete que em sua essência continua sendo um instrumento utilizado para corte.

Widgets de WordPress

Widgets também são ferramentas de personalização do site, porém com funções mais específicas e a possibilidade de inseri-los em áreas determinadas, podendo, ou não ser replicado para todo o site. Como exemplo podemos citar um vaso decorativo em uma casa. Você pode utilizar o vaso para decorar sua sala. Porém o mesmo vaso com o passar do tempo ou devido a uma necessidade, poderá ser utilizado no quarto ou varanda.

Portanto, ao adotar a plataforma WordPress no desenvolvimento de seu site, tenha a certeza de que estará bem servido de milhares de Plugins e Widgets que lhe permitirão a constante evolução seja funcional seja de design do seu site.